domingo, 25 de novembro de 2012

Opinião sobre um fime


“Chovem Almôndegas”

 

Produzido por: Pam Marsden

 

“Chovem Almôndegas” é um filme de animação com uma história diferente do habitual.

Flint é um rapaz que desde pequeno sonha ser cientista. Vive numa pequeníssima ilha: Cataratas de Engole, no oceano Atlântico. Tinha uma fábrica que fazia a ilha famosa, uma fábrica de sardinhas, que mais tarde acabou por fechar. Na ilha, todos comiam sardinha e só sardinha. Então Flint, após falhar na execução de várias invenções, decidiu inventar uma máquina que transformava a água em comida. Acidentalmente esta foi parar à estratosfera, e assim, em vez que chover água, passou a chover comida, o que o tornou famoso. Mais tarde, a máquina avaria-se pelo que  Flint se vê obrigado a voar no seu carro voador para a consertar. Flint começa assim uma nova aventura que o leva até a viver uma paixão com uma jornalista estagiária, Sam.

Gostei do filme porque desperta a nossa criatividade, como o exemplo de Flint que inventou coisas que nunca antes tinham sido pensadas ou sonhadas.

Tirei como lição que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, mesmo que nos digam que não conseguimos fazer seja o que for.

Por estas razões que apresento, aconselho a verem e reverem este filme, até perceberem a verdadeira mensagem que transmite.
Eis o "trailer do filme":
 
 
Texto realizado por Raquel Nogueira
 

Texto não literário: a ENTREVISTA


O lobo domesticado

Normalmente, não escolhemos animais selvagens como companhia . Contudo, Brenin é um lobo que vive há onze anos com o seu dono, Mark Rowlands, um professor universitário galês. Por esse motivo, contactámos Brenin para nos conceder uma entrevista.

Pergunta 1: Brenin, como é viver com um humano 24 horas por dia?

Pergunta 2: Como reagiu quando chegou a casa de Mark pela primeira vez?

Pergunta 3: O que acha da sua dieta vegetariana, sendo um carnívoro?

Pergunta 4: Como foi assistir às aulas de Filosofia?

Pergunta 5: Por que motivo é que atacou um intruso no seu quintal?

Brenin, obrigado por esta entrevista. Foi muito interessante conhecer o seu ponto de vista em relação aos humanos.
A imagem veio daqui.
 
Texto coletivo da turma 6º 7.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

TEXTO INSTRUCIONAL


 Postura(s) correta(s) durante a utilização do computador

1.      Adota uma postura correta quando estás sentado ao computador.

2.      Não dobres as costas porque essa posição provoca dores.

3.      Coloca uma almofada na cadeira, se necessário.

4.      Aproxima a cadeira da mesa.

5.      Coloca um banco debaixo dos pés, caso estes não cheguem ao chão.

6.      Dobra os joelhos, criando um ângulo de 90 graus.

7.      Não estejas mais de 30 minutos sentado ao computador.

8.      Faz um intervalo de 30 minutos para fazer exercício físico.


Texto coletivo do 6º 7

Imagem retirada do manual "Diálogos 6" da Porto Editora
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Texto não literário: PUBLICIDADE

 
 
 
SLOGANS
 
 

- Álcool mais condução é igual a destruição.

- Não beba antes de conduzir para que a sua vida não seja mais uma na sucata.

- Uma garrafa a mais, uma vida a menos.
- Mini, um pequeno grande carro.
 
- Rápido só mesmo o Mini.
- Sou Mini, mas também vou longe.
 

- Pare de fumar! Cada cigarro são menos 2 min de vida.
- Fumar abre as portas para a morte.
Slogans produzidos por alunos da turma 6º 7




sábado, 17 de novembro de 2012

Texto de opinião: a TELEVISÃO


        Após refletirmos e debatermos coletivamente o tema da televisão, a nossa turma identificou alguns aspetos positivos e negativos. Consideramos esta reflexão bastante importante para nos alertar e sensibilizar para os perigos que lhe estão associados, ainda que a televisão também apresente muitos aspetos positivos.

         Na nossa opinião, a televisão faz-nos passar bons momentos e permite-nos aprender coisas novas, pois, há programas muito educativos que contribuem para a nossa cultura geral. A televisão permite-nos conhecer melhor as pessoas com quem convivemos, ouvindo as suas opiniões e gostos.

         Por outro lado, a televisão pode estar associada a piores resultados escolares, ocupando o tempo que devia ser dedicado ao estudo. Também pode provocar a obesidade ou outras doenças devido à falta de exercício físico e à ingestão de alimentos pouco saudáveis (tipo snack).

         Assim, concluímos que a televisão tem aspetos positivos que contribuem para o nosso desenvolvimento e bem-estar, no entanto, há aspetos negativos que devemos evitar.

Texto coletivo da turma 6º 7